Os serviços do Selic são acessados de três formas: pelo uso de mensagens trafegadas na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN), destinado à integração automática com os sistemas dos participantes; pelo portal do Selic na Rede de Telecomunicações para o Mercado (RTM)8, destinado aos usuários cadastrados pelos participantes, para transmitir comandos e consultar informações sigilosas; e por meio do portal do BCB na internet9, destinado ao público em geral, para divulgação de informações públicas. Desde 2018, há uma função no portal do BCB na internet que permite aos clientes com conta individualizada que acessem suas informações diretamente no Selic, independentemente da intermediação dos participantes. A figura a seguir mostra o total de acessos de usuários, autenticados ou não, aos dois portais do Selic.
Em 2020, os usuários dos serviços do Selic nos portais na RTM e na internet efetuaram cerca de 182,1 milhões de acessos. Em 2021, a elevação foi de cerca de 5%, alcançando 190,7 milhões de acessos. Verifica-se que o número de acessos às funções do portal RTM diminuiu cerca de 0,6%, em comparação ao ano de 2020.
8. Acesso por www.rtm.selic.gov.brPara acessar as funções disponíveis no portal do Selic na
RTM, os participantes do Selic podem
cadastrar usuários no Sistema de Autenticação e Controle de
Acesso (Logon). O gráfico a
seguir10
mostra a evolução do número de usuários
cadastrados desde a modernização do sistema
em 2016. Em 2021, verificou-se uma elevação de 15,5% no número
total de usuários cadastrados no Selic,
passando de 5.091 em 2020 para 5.881. Destaca-se o aumento de
17% de usuários do tipo operador, que
passou de 3.763 em 2020 para 4.403 em 2021. Os demais tipos
também apresentaram incremento. Usuários do
tipo administrador variaram de 1.155 em 2020 para 1.287 em
2021, um acréscimo de 11,4%. Já usuários do
tipo gestor de acesso passaram de 173 em 2020 para 191 em
2021, um crescimento de 10,4%.
Essa informação, conjugada ao número de acessos apresentado na
ilustração anterior, demonstra a
relevância deste meio de acesso ao Selic.
O meio de acesso ao Selic considerado mais essencial é o envio e recebimento de mensagens via RSFN. Essa comunicação é regulamentada pela Circular BCB no 3.970, de 28 de novembro de 2019, e destina-se à integração entre o Selic e os sistemas dos participantes. O gráfico a seguir11 mostra a evolução da quantidade total de mensagens enviadas e recebidas pelo Selic via RSFN, a cada dia útil.
Em 2021, houve um aumento no tráfego de mensagens recebidas e enviadas via a RSFN. A média diária de mensagens enviadas pelo Selic elevou-se 18,1%, passando de 90.926 para 107.427, enquanto a média diária de mensagens recebidas cresceu 18%, variando de 52.677 para 62.157. Verifica-se também que o número de mensagens enviadas costuma ser aproximadamente o dobro do número de mensagens recebidas. Também é percebido o padrão sazonal de redução do número de mensagens recebidas e enviadas, no dia 24 de dezembro, se dia útil, e no último dia útil de cada ano, quando o Selic apresenta horário de encerramento às 13h.
O próximo gráfico12 mostra a distribuição da média diária do número de mensagens recebidas e enviadas na RSFN, por horário, no ano de 2021, segregada em faixas de 15 minutos, durante o horário de funcionamento do Selic, de 6h30 às 20h30.
No ano de 2021, as faixas de horários que apresentaram maior fluxo de mensagens foram: