Banco Central do Brasil Banco Central do Brasil
Calculadora do cidadão
Acesso público
25/09/2016 - 10:55
[CALFW0001] 



  • Aplicação com depósitos regulares

    É a situação de aplicações mensais e de mesmo valor, considerando uma determinada taxa de juros, obtendo um valor ao final de um número de meses.



  • Financiamento com prestações fixas

    É a situação de pagamentos mensais e de mesmo valor, considerando uma determinada taxa de juros, liquidando um valor financiado ao final de um número de meses.



  • Valor futuro de um capital

    É a situação que um valor atual é projetado no futuro, considerando uma determinada taxa de juros, obtendo um valor ao fim de um número de meses.



  • Correção de valores

    Índices de preços: A atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência

    TR: Taxa Referencial. Taxa obtida a partir das médias dos CDBs de 30 dias a taxas pré-fixadas praticadas por bancos comerciais.

    Poupança :Os rendimentos da poupança são creditados mensalmente, na data equivalente à data de aplicação (data-base). Dessa forma, se uma aplicação na poupança for resgatada antes de chegar à sua primeira data-base, não fará jus a qualquer correção, e o valor final será igual ao inicial.

    Selic: Utiliza para correção a taxa apurada no Selic. Esta taxa é obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas.

    CDI: Depósito Interfinanceiro. É uma operação realizada exclusivamente entre instituições financeiras, para permitir a troca de reservas bancárias entre elas. Tem registro no CETIP - Câmara de Custódia e Liquidação. Foi autorizada pelo Decreto-Lei nº 2.284/86 e regulamentada pela Resolução nº 1.647/89. A taxa do CDI é calculada como a média das taxas das operações registradas, ponderadas pelos volumes negociados, em determinado dia útil.



  • Cartão de Crédito: financiamento da fatura

    Quanto custa e quanto tempo leva para quitar o cartão de crédito, se você pagar parte da fatura? Compare o custo com outros tipos de crédito.


A Calculadora do cidadão permite a simulação de aplicações com depósitos regulares e de financiamentos com prestações fixas, a correção de valores com base em diversos indicadores econômicos e o cálculo de valores futuros de um capital.
Para mais informações, consulte as seções Sistema Financeiro Nacional e Atendimento ao público.

Para registrar uma consulta solicitando informação não disponível na seção Serviços ao cidadão ou nas demais seções do site do Banco Central, acesse Fale conosco.

Advertência Esta aplicação também está disponível para smartphones e tablets. Para mais informações e para instalar, acesse a página do aplicativo.


O Banco Central não assume qualquer responsabilidade por eventuais atrasos ou indisponibilidade de serviços de telecomunicação, interrupção, falha ou pelas imprecisões no fornecimento dos serviços ou informações. Não assume, também, responsabilidade por qualquer perda ou dano oriundo de tais interrupções, atrasos, falhas ou imperfeições, bem como pelo uso inadequado das informações fornecidas.