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Urgência e Emergência

Os beneficiários que residem na região metropolitana das praças do Banco Central têm à disposição os serviços de empresas especializadas, durante 24 horas por dia, conforme especificado abaixo:

Orientação médica por telefone: refere-se à coordenação médica, ao aconselhamento médico e à orientação pré-hospitalar, com informações a respeito de procedimentos a serem seguidos pelo beneficiário ou seus familiares para a obtenção da assistência médica mais adequada, no menor tempo possível, devendo ser prestada por profissional com formação médica, habilitado ao exercício da medicina pré-hospitalar;

Pronto atendimento móvel de emergência: compreende o atendimento médico pré-hospitalar imediato nos quadros clínicos agudos com iminente risco de morte ou de lesão irreparável para o paciente;

Pronto atendimento móvel de urgência: compreende o atendimento médico pré-hospitalar de quadro clínico agudo, de início súbito, não habitual ao paciente e que o impossibilite buscar, de forma direta, médico assistente ou unidade hospitalar.

Para ter acesso ao serviço, o beneficiário deve observar os seguintes procedimentos:

a. Ligar, ou pedir para alguém com condições de fazê-lo, para a empresa especializada da praça de sua residência, conforme tabela a seguir.
b. Explicar ao profissional atendente a situação e o quadro clínico em que se encontra o beneficiário.
c. O profissional atendente orientará o beneficiário ou seus familiares a respeito de procedimentos a serem seguidos para a obtenção da assistência médica mais adequada.
d. Caso necessária, a remoção do beneficiário será feita para estabelecimentos credenciados pelo PASBC, previamente indicados pelo Banco Central à contratada.


PraçaEmpresaTelefone
BrasíliaUTI VIDA-MÓVEL(61) 3248-3030
CuritibaPLUS SANTÉ EMERGÊNCIAS MÉDICAS(41) 3242-2525
Porto AlegreECCO-SALVA(51) 3333-6060
Rio de JaneiroVIDA UTI-MÓVEL(21) 3461-3030
São PauloBEM BAIXADA SANTISTA EMERGÊNCIAS MÉDICAS(11) 3871-7600 e 0800 124666

Nas localidades em que não haja empresa contratada para esse fim, é possível o reembolso de parte das despesas envolvidas com remoção, conforme tabelas do PASBC, desde que caracterizada a urgência e a emergência na documentação apresentada.